AMBIENTEBRASIL 14 / 06 / 2012Rio+20 promoverá papel da mulher no desenvolvimento sustentável, diz Bachelet
A diretora-executiva da ONU Mulheres, a ex-presidenta chilena Michelle Bachelet, quer que os líderes mundiais presentes na Rio+20 reconheçam e promovam o papel da mulher para tornar realidade o desenvolvimento sustentável.
“Queremos gerar a maior quantidade de apoio à igualdade de gênero e à capacitação da mulher, porque a mulher é uma peça-chave para o desenvolvimento sustentável”, disse Bachelet
Bachelet, que viajará ao Brasil na próxima semana, liderará os esforços da ONU Mulheres na chamada Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que acontecerá no Rio de Janeiro de 20 a 22 de junho, para que se reconheça “o papel vital da mulher” na busca por um futuro melhor para o planeta.
“Se conseguirmos avançar mais rapidamente em questões da igualdade de gênero, também vamos avançar mais rapidamente no desenvolvimento sustentável”, ressaltou a responsável da ONU Mulheres.
A ideia de Bachelet é lançar uma chamada aos Governos do mundo, ao setor privado e à sociedade civil para que “deem prioridade à igualdade de gênero e à capacitação da mulher na agenda do desenvolvimento sustentável”, mas também para que “acelerem o início de seus compromissos”.
A diretora da ONU Mulheres quer o envolvimento da mulher em assuntos tão vitais para o desenvolvimento sustentável como o uso de energias renováveis e novas técnicas de pesca e coleta, porque, “primeiro de tudo, facilitaria sua vida, e, depois, porque teria um impacto muito propício sobre o planeta com esse tipo de decisões”.
Para a cúpula da Rio+20, Bachelet previu celebrar um encontro com as mulheres chefes de Estado e de Governo presentes para lançar “uma chamada” que impulsione o papel da mulher em todos os âmbitos. (Fonte: Portal iG)
SSA, 17.06.12
Nenhum comentário:
Postar um comentário