quarta-feira, 20 de junho de 2012

Bahia apresenta programas ambientais na Rio +20


Bahia apresenta programas ambientais na  Rio +20

Conforme nota de 19.06.12, 0 Governo da Bahia deu início no domingo (17.06) a uma série de palestras durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio + 20) sobre os temas como Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE), Programa Água para Todos (PAT) e Regulação Ambiental na Bahia. Essas palestras estão sendo apresentadas pela delegação baiana, no auditório CNO 1, no Parque dos Atletas, na Barra da Tijuca, onde estão reunidas todas as delegações do Brasil e dos estados-membros das Nações Unidas.

A Rio + 20 tem dois eixos temáticos, a Economia Verde e a Erradicação da Pobreza. Dentro deste contexto, a Bahia apresenta o Programa Água para Todos, que desde 2007, quando foi criado, já beneficiou mais de três milhões de pessoas. “O sucesso do Água para Todos serviu de referência para o Governo Federal, que criou a versão nacional como vertente do Plano Brasil Sem Miséria, de 2011. O compromisso deste programa reflete um ponto central do Governo Baiano, que é fazer mais para quem mais precisa”, declara o secretário estadual do Meio Ambiente da Bahia, Eugênio Spengler.

ZEE - Outro tema colocado em pauta pela delegação baiana na Rio + 20 é o Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE). Um instrumento estratégico de gestão e organização do território. “A proposta é garantir o desenvolvimento sustentável e a melhoria das condições de vida da população, ao vincular as decisões do poder público e da iniciativa privada aos critérios de uso e conservação dos recursos naturais”, explica Rosalvo Junior, coordenador técnico do ZEE.

Outros temas serão discutidos até o dia 21, como o Programa de Desenvolvimento Sustentável da Bahia (PDA), Energia Eólica e Solar, o Programa Cacau Para Sempre, Trabalho descente, Economia Solidária e Energias renováveis. No stand do Governo da Bahia, montado no Pavilhão D, os visitantes também podem ter acesso aos programas baianos, através de folder, revista e vídeos que estão sendo expostos em telas touch screen.
Fonte: Ascom/Sema (19 de Junho de 2012 16:40)

Nenhum comentário:

Postar um comentário