VIII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental
O FÓRUM BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL é o mais legítimo espaço presencial de reflexão, articulação e convivência dos educadores ambientais brasileiros e enfatiza, nesta oitava edição, o fortalecimento das redes de educadores que atuam em múltiplos ambientes como universidades, empresas, poder público e organizações não governamentais na construção de sociedades sustentáveis e no enfrentamento das questões socioambientais locais e globais.
O evento será sediado pela primeira vez na região amazônica, na cidade de Belém, entre os dias 03 a 06 de dezembro de 2014, no Centro de Eventos da UFPA, como uma oportunidade para consolidação da trajetória teórico-prática da educação ambiental brasileira.
Público alvo
2.000 participantes envolvidos em projetos e ações de Educação Ambiental, pesquisadores, educadores, estudantes, profissionais, gestores públicos e privados, ambientalistas e demais interessados na discussão da Educação Ambiental no Brasil e nos países da Panamazônia.
69 Redes e Coletivos de Educação Ambiental que fazem parte da malha da REBEA ou que são parceiros de suas ações, dos quais: 06 da região Norte, 09 da região Nordeste, 06 da região Centro-Oeste, 16 da Região Sudeste, 06 da região Sul, 16 temáticas e 04 internacionais e 06 outros coletivos afins que interagem com a Rede.
Eixos Temáticos
Eixo 1: Educação Ambiental na construção das sociedades sustentáveis.
Atividades sobre: Agenda 21 e Desenvolvimento Sustentável, Cidades Sustentáveis, Interculturalidade, Juventude, Intergeracionalidade, Mudanças Climáticas, Tendências Globais e Mecanismos de Compensação, Perspectivas e tendências teórico-práticas de Educação Ambiental, Consumo Sustentável e Qualidade de Vida.
Eixo 2: Políticas e Práticas de Educação Ambiental.
Atividades sobre: Cenários da Pesquisa, da Informação e da Comunicação em Educação Ambiental, Diretrizes Curriculares Nacionais, Experiências no Ensino Fundamental e Superior, Educação Ambiental Empresarial, Educação Ambiental no Licenciamento e na Gestão de empreendimentos públicos e privados, no Saneamento Básico e na Política Nacional de Resíduos Sólidos, Financiamento, Formação, Politica Nacional de Educação Ambiental, Monitoramento de Políticas Públicas, Tratado Internacional de Educação Ambiental.
Eixo 3: Fortalecimento da REBEA e da Malha das Redes de Educação Ambiental.
Atividades sobre: As Redes de Educação Ambiental, Novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, Agendas da Sociedade Civil Global e Brasileira, Comunicações no âmbito da REBEA.
Quem é a REBEA
A REBEA nasceu da vontade de manter viva a articulação nacional dos educadores ambientais brasileiros.
A REBEA é uma rede que agrega pessoas e organizações que atuam com educação ambiental nos mais diversos territórios e espaços institucionais brasileiros. Criada em 1992, na atmosfera de grande mobilização da Rio-92, a Rede adotou como carta de princípios o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, documento construído pelos seus próprios fundadores em interação com educadores do Brasil e de outros países. A Rede possui também um Acordo de Convivência e um conjunto de consensos que orientam sua ação e como documento político norteador a Carta da Praia Vermelha, aprovada no VI FBEA (RJ, 2009).
Nos últimos anos a Rede experimentou um processo de expansão e fortalecimento de suas articulações no país inteiro, se consolidando como uma Rede de Redes de Educação Ambiental, tendo nas ações das redes locais (regionais, temáticas, internacionais) sua estratégia de sustentação e expansão. Atualmente está constituída pela teia de conexões com mais de 60 Redes de Educação Ambiental, que se constituem no espaço decisório da Rede, através da Facilitação Nacional. (REBEA, 2014).
A missão de REBEA é “promover um amplo debate sobre os caminhos da educação ambiental no Brasil, apontando prioridades, métodos, técnicas, público alvo e estratégias de fortalecimento da atuação dos educadores ambientais”, sendo seus objetivos:
- Difundir e implantar o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global.
- Difundir e experienciar a cultura organizacional de rede.
- Propiciar a difusão de informações relacionadas aos temas presentes no exercício da Educação Ambiental.
- Potencializar estratégias de atuação conjunta que apontem para uma maior definição do campo de atuação da EA.
- Contribuir para o fortalecimento da atuação dos educadores e educadoras ambientais no país, através do incentivo e apoio à comunicação e à troca de informações.
- Mapear iniciativas de EA, identificando métodos e técnicas bem sucedidas.
- Identificar os principais setores (por área temática e/ou geográfica) fomentando o surgimento de redes temáticas/geográficas que funcionariam articuladas a REBEA, dando corpo a ela.
- Contribuir para uma maior visibilidade e socialização de projetos e experiências da área de Educação Ambiental.
- Promover os Fóruns de Educação Ambiental em nível nacional, descentralizando ações e propiciando o exercício presencial da Rede.
- Avaliar e propor políticas públicas relacionadas à Educação Ambiental.
- Apoiar a implantação da Política Nacional de Educação Ambiental.
A Facilitação Nacional, espaço deliberativo da REBEA, é constituída por até dois facilitadores designados por cada uma das Redes integrante da malha e se comunica através das mídias sociais, meios eletrônicos e nas Plenárias Nacionais durante os Fóruns Brasileiros de Educação Ambiental ou em eventos realizados ou apoiados pela Rede.
O espaço executivo da Rede é o seu Colegiado Nacional, eleito durante as Plenárias Nacionais. O atual Colegiado Nacional foi eleito em 2012 durante a Cúpula dos Povos (Rio+20) com a seguinte composição:
- REDE PAEA - Rede Paraense de Educação Ambiental
- REAPB - Rede de Educação Ambiental da Paraíba
- REARJ - Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro
- REASUL - Rede de Educação Ambiental do Sul
- REMTEA - Rede Mato-grossense de Educação Ambiental
- REPEA - Rede Paulista de Educação Ambiental
Os membros da Rede se comunicam através de diversos instrumentos possibilitados pelas mídias sociais, tais como o site, o blog, o grupo do facebook e o e-group permanente na plataforma do yahoo.
A adesão à Rede é feita por coletivo que se caracterize como Rede de Educação Ambiental, através do Termo de Adesão após a pessoa ou o coletivo conhecer e estar de acordo os documentos constituintes da Rede, linkadosanteriormente acima.
Fontes: http://www.educacaoambiental.net/#/ocongresso
http://www.educacaoambiental.net/#/rebea
http://www.educacaoambiental.net/#/gruposdetrabalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário