terça-feira, 28 de maio de 2013

Teorias de la GLOBALIZACIÓN. OCTAVIO IANNI

PREFÁCIO:
A globalização está presente na realidade e no pensamento, desafiando a muitos em todo o mundo. Apesar das vivências e opiniões de uns e outros, a maioria reconhece que esta problemática está presente na forma por meio da qual se desenha o novo mapa do mundo, no real e no imaginário.
Já são muitas as teorias empenhadas em esclarecer as condições e os significados da globalização. Umas com certa timidez, ao passo que outras com bastante audácia; algumas vezes se desconhecem mutuamente e outras se influem. Porém todas abrem perspectivas ao esclarecimento das configurações e os movimentos da sociedade global.
Vale a pena mapear as principais teorias da globalização. Permitem esclarecer não apenas as condições em que se formam a sociedade global, mas também os desafios são criados para as sociedades nacionais. Os horizontes que se abrem com a globalização, em termos de integração, podem abrir novas perspectivas para a interpretação do presente, para releitura do passado e para imaginação do futuro.
A problemática da globalização implica naturalmente um diálogo múltiplo, com autores e interlocutores, em diferentes perspectivas históricas e teóricas. Em grande proporções este diálogo e está registrado neste livro, nas referencias e nas citações.
Alguns dos temas foram apresentados em encontros intelectuais, geralmente em ambientes universitários. E alguns capítulos foram publicados em versões preliminares: “Metáforas da Globalização”, Ideias, ano I, número 1, Campinas, Unicamp, 1994; “A ocidentalização do mundo”, com o título “A modernização do Mundo”, Margem, número 3, São Paulo, PUC, 1994, São Paulo, 30 de outubro de 1994; “Sociologia da Globalização”, com o título “Globalização: Novo Paradigma das Ciências Sociais”, Estudos avançados, Número 21, São Paulo, USP, 1994. Foram momentos importantes do diálogo múltiplo, polifônico, que me permitiram aperfeiçoar a reflexão e a narração.
OCTAVIO IANNI, São Paulo, 10 de janeiro de 1995.