segunda-feira, 10 de novembro de 2014

VIII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental

VIII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental


FÓRUM BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL é o mais legítimo espaço presencial de reflexão, articulação e convivência dos educadores ambientais brasileiros e enfatiza, nesta oitava edição, o fortalecimento das redes de educadores que atuam em múltiplos ambientes como universidades, empresas, poder público e organizações não governamentais na construção de sociedades sustentáveis e no enfrentamento das questões socioambientais locais e globais.

O evento será sediado pela primeira vez na região amazônica, na cidade de Belém, entre os dias 03 a 06 de dezembro de 2014, no Centro de Eventos da UFPA, como uma oportunidade para consolidação da trajetória teórico-prática da educação ambiental brasileira.

Público alvo


2.000 participantes envolvidos em projetos e ações de Educação Ambiental, pesquisadores, educadores, estudantes, profissionais, gestores públicos e privados, ambientalistas e demais interessados na discussão da Educação Ambiental no Brasil e nos países da Panamazônia.

69 Redes e Coletivos de Educação Ambiental que fazem parte da malha da REBEA ou que são parceiros de suas ações, dos quais: 06 da região Norte, 09 da região Nordeste, 06 da região Centro-Oeste, 16 da Região Sudeste, 06 da região Sul, 16 temáticas e 04 internacionais e 06 outros coletivos afins que interagem com a Rede.

Eixos Temáticos


Eixo 1: Educação Ambiental na construção das sociedades sustentáveis.

Atividades sobre: Agenda 21 e Desenvolvimento Sustentável, Cidades Sustentáveis, Interculturalidade, Juventude, Intergeracionalidade, Mudanças Climáticas, Tendências Globais e Mecanismos de Compensação, Perspectivas e tendências teórico-práticas de Educação Ambiental, Consumo Sustentável e Qualidade de Vida.

Eixo 2: Políticas e Práticas de Educação Ambiental.

Atividades sobre: Cenários da Pesquisa, da Informação e da Comunicação em Educação Ambiental, Diretrizes Curriculares Nacionais, Experiências no Ensino Fundamental e Superior, Educação Ambiental Empresarial, Educação Ambiental no Licenciamento e na Gestão de empreendimentos públicos e privados, no Saneamento Básico e na Política Nacional de Resíduos Sólidos, Financiamento, Formação, Politica Nacional de Educação Ambiental, Monitoramento de Políticas Públicas, Tratado Internacional de Educação Ambiental.

Eixo 3: Fortalecimento da REBEA e da Malha das Redes de Educação Ambiental.

Atividades sobre: As Redes de Educação Ambiental, Novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, Agendas da Sociedade Civil Global e Brasileira, Comunicações no âmbito da REBEA. 

Quem é a REBEA

REBEA nasceu da vontade de manter viva a articulação nacional dos educadores ambientais brasileiros.
A REBEA é uma rede que agrega pessoas e organizações que atuam com educação ambiental nos mais diversos territórios e espaços institucionais brasileiros. Criada em 1992, na atmosfera de grande mobilização da Rio-92, a Rede adotou como carta de princípios o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, documento construído pelos seus próprios fundadores em interação com educadores do Brasil e de outros países. A Rede possui também um Acordo de Convivência e um conjunto de consensos que orientam sua ação e como documento político norteador a Carta da Praia Vermelha, aprovada no VI FBEA (RJ, 2009).  
Nos últimos anos a Rede experimentou um processo de expansão e fortalecimento de suas articulações no país inteiro, se consolidando como uma Rede de Redes de Educação Ambiental, tendo nas ações das redes locais (regionais, temáticas, internacionais) sua estratégia de sustentação e expansão. Atualmente está constituída pela teia de conexões com mais de 60 Redes de Educação Ambiental, que se constituem no espaço decisório da Rede, através da Facilitação Nacional. (REBEA, 2014).
missão de REBEA é “promover um amplo debate sobre os caminhos da educação ambiental no Brasil, apontando prioridades, métodos, técnicas, público alvo e estratégias de fortalecimento da atuação dos educadores ambientais”, sendo seus objetivos:
  • Difundir e implantar o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global. 
  • Difundir e experienciar a cultura organizacional de rede. 
  • Propiciar a difusão de informações relacionadas aos temas presentes no exercício da Educação Ambiental. 
  • Potencializar estratégias de atuação conjunta que apontem para uma maior definição do campo de atuação da EA. 
  • Contribuir para o fortalecimento da atuação dos educadores e educadoras ambientais no país, através do incentivo e apoio à comunicação e à troca de informações. 
  • Mapear iniciativas de EA, identificando métodos e técnicas bem sucedidas. 
  • Identificar os principais setores (por área temática e/ou geográfica) fomentando o surgimento de redes temáticas/geográficas que funcionariam articuladas a REBEA, dando corpo a ela. 
  • Contribuir para uma maior visibilidade e socialização de projetos e experiências da área de Educação Ambiental. 
  • Promover os Fóruns de Educação Ambiental em nível nacional, descentralizando ações e propiciando o exercício presencial da Rede. 
  • Avaliar e propor políticas públicas relacionadas à Educação Ambiental. 
  • Apoiar a implantação da Política Nacional de Educação Ambiental. 
Facilitação Nacional, espaço deliberativo da REBEA, é constituída por até dois facilitadores designados por cada uma das Redes integrante da malha e se comunica através das mídias sociais, meios eletrônicos e nas Plenárias Nacionais durante os Fóruns Brasileiros de Educação Ambiental ou em eventos realizados ou apoiados pela Rede.
O espaço executivo da Rede é o seu Colegiado Nacional, eleito durante as Plenárias Nacionais. O atual Colegiado Nacional foi eleito em 2012 durante a Cúpula dos Povos (Rio+20) com a seguinte composição:  
  • REDE PAEA - Rede Paraense de Educação Ambiental
  • REAPB - Rede de Educação Ambiental da Paraíba
  • REARJ - Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro
  • REASUL - Rede de Educação Ambiental do Sul
  • REMTEA - Rede Mato-grossense de Educação Ambiental
  • REPEA - Rede Paulista de Educação Ambiental
Os membros da Rede se comunicam através de diversos instrumentos possibilitados pelas mídias sociais, tais como o site, o blog, o grupo do facebook e o e-group permanente na plataforma do yahoo.
A adesão à Rede é feita por coletivo que se caracterize como Rede de Educação Ambiental, através do Termo de Adesão após a pessoa ou o coletivo conhecer e estar de acordo os documentos constituintes da Rede, linkadosanteriormente acima.
Fontes: http://www.educacaoambiental.net/#/ocongresso
 http://www.educacaoambiental.net/#/rebea
http://www.educacaoambiental.net/#/gruposdetrabalho 



Nenhum comentário:

Postar um comentário